Você já teve medo de ter medo? Já teve vergonha de ter medo? O medo, medo saudável, é um recurso evolutivo fundamental pra preservar nossa integridade. Só estamos aqui porque, em algum momento, um de nossos antepassados temeu e evitou situações potencialmente fatais.
No entanto, quantas vezes ouvimos ao longo da nossa vida, em especial na nossa infância: Tá com medo?! Patife! Mulherzinha! Como se ter medo fosse uma deficiência feminina! Medo de ter medo: a falsa coragem, que se faz de valente para não encarar os perigos reais, as circunstâncias da vida que demandam prudência e respeito. Eu tenho medo, sim, de muita coisa.
Tenho medo de viver numa sociedade armada, onde as pessoas atirem umas nas outras por diferenças irrelevantes. De atravessar uma avenida por onde circule um motorista que não tem medo de beber e dirigir. De encontrar alguém que em plena pandemia exige que eu o cumprimente como homem: sem máscara e com abraço!
Se você não tem medo por si, tema por quem você ama. Se não se cuida por temor, se cuide por solidariedade. O verdadeiro medo, o bom medo, tem feito mais pela nossa humanidade do que toda essa falsa coragem.
Comments